Drs. Daniel Sigulem e Nestor Schor


Obesidade – fator protetor contra a demência.

12/04/2015 13:07

Com um resultado surpreendente, este estudo mostrou que as pessoas obesas de meia idade têm um risco significativamente menor (quase 30%) de desenvolver demência do que as pessoas de peso normal.

Os pesquisadores analisaram os registros médicos de quase dois milhões de pessoas com idade média de 55 anos no início do período de estudo e IMC (índice de massa corporal) médio de 26,5 kg /m2. Após nove anos de seguimento, quase cinquenta mil pessoas foram diagnosticadas com demência. 
Um terço das pessoas (34%) estavam abaixo do peso ideal, mostraram ser mais propensas a serem diagnosticadas com demência do que as pessoas com peso saudável.
Nos participantes obesos (IMC maior que 40 kg /m2), o risco de demência foi 29% menor do que o risco de demência das pessoas na faixa de peso normal.

Os autores não foram capazes de explicar este importante achado – a obesidade protege contra a demência.

https://www.thelancet.com/journals/landia/article/PIIS2213-8587(15)00033-9/abstract

Nosso comentário: O IMC é calculado pela formula IMC = peso / (altura)2  e segundo a Organização Mundial de Saúde abaixo de 18 estão os subnutridos, entre 18 e 25 a população normal, acima de 25 sobrepeso e acima de 40 os obesos. 
Os achados dos autores deste trabalho tem que ser assimilados cuidadosamente, uma vez que devemos lembrar que o sobrepeso é fator contribuinte importante para o diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, acidentes domésticos e de trânsito.

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!