Drs. Daniel Sigulem e Nestor Schor


O câncer colorretal

05/03/2014 17:18
 

De acordo com a American Cancer Society, o risco de desenvolver câncer colorretal é de cerca de 1 em 20. Embora os jovens adultos possam desenvolver câncer colorretal, cerca de 9 em cada 10 pessoas diagnosticadas com a doença tem mais de 50 anos de idade. Existem mais de 20 milhões de adultos nos EUA que nunca fizeram a triagem recomendada para a doença, colocando-os em grande risco de morrer de uma doença evitável.

O que é o câncer colorretal ?

Câncer colorectal, também conhecido como o câncer do intestino, é um câncer que começa ou no cólon ou no reto (intestino grosso)

Pólipos intestinais

A maioria dos cânceres colorretais começa com os chamados pólipos intestinais - ou seja, tumores que começam no revestimento interno do cólon ou do reto.

O cólon é a parte do sistema digestivo responsável pela reabsorção de fluidos e nutrientes de alimentos não digeridos no intestino delgado. O reto - parte final do cólon - armazena as fezes antes de serem eliminadas ​​através do canal anal .

A maioria dos cânceres colorretais (95%) começa por um crescimento anormal de células das glândulas que revestem o interior do cólon na forma de um pólipo. Apenas alguns tipos de pólipos - conhecidos como adenomas - podem se transformar em tumores cancerosos .

O sinal mais comum de câncer colorretal é o sangramento retal, fezes escuras ou a presença de sangue nas fezes. 

Outro sinal comum é uma mudança nos hábitos intestinais, que dura mais do que alguns dias. Isso pode incluir diarréia, constipação ou uma mudança na consistência das fezes. 

Cólicas ou dor abdominal, fraqueza e fadiga, náuseas e vômitos, e perda de peso não intencional também podem indicar a presença de câncer colorretal.

Todos os pacientes assintomáticos acima de 40 anos com história familiar de câncer e todos acima de 50 anos devem fazer prevenção, quel consiste fundamentalmente na pesquisa de sangue oculto nas fezes pelo metódo imunológico e, quando positiva, seguda por colonoscopia. 

"O cancêr do cólon é  tratável em  90% dos casos, quando diagnosticado no início, o que significa que é importante encontra-lo através de exames periódicos antes do aparecimento dos sintomas. "
 
https://www.cancer.org/cancer/news/features/six-ways-to-lower-your-risk-for-colon-cancer
 
 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!