Drs. Daniel Sigulem e Nestor Schor


Marcapasso para tratamento da obesidade - a ser lançado em 5 anos

18/01/2015 11:08

O FDA (U.S. Food and Drug Administration) aprovou o primeiro aparelho para tratamento de obesidade, o Maestro Rechargeable System desenvolvido pela empresa  EnteroMedics em Saint Paul, Minnesota/USA.

Ele está aprovado para pacientes adultos que não conseguem perder peso e que tenham IMC (Índice de Massa Corporal) de  35 to 45 com alguma doença associada como por exemplo, diabetes tipo 2.

Este aparelho é um gerador de impulsos elétricos onde os eletrodos são implantados cirurgicamente no abdômen. É semelhante ao Marcapasso Cardíaco. Ele manda impulsos elétricos  intermitentes ao nervo vago abdominal que regula o esvaziamento gástrico e que sinaliza ao cérebro ajudando a controlar a sensação de plenitude gástrica e reduz a fome.

Ele tem um controle externo que pode ser ajustado pelo paciente e/ou equipe médica.

A eficiência do aparelho foi avaliada em 233 obesos que tiveram o aparelho implantado com e sem função (controles). Após 12 meses ocorreu 8,5% em media, de perda de peso quando comparados ao grupo controle (aparelho não funcionante). Em metade dos pacientes ocorreu perda de pelo menos 20% de peso.

Os principais efeitos colaterais foram náusea, vômitos, dor na região externa no implante do neuroregulador e complicações cirúrgicas. Também se observou dor, azia, dificuldades em deglutir e dor no tórax.

Este aparelho ainda está em avaliação por mais 5 anos visando avaliar a eficiência e segurança a longo prazo.

https://www.fda.gov/

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!