Drs. Daniel Sigulem e Nestor Schor


Mais um efeito colateral potencial das Estatinas: sinvastatina e atorvastatina !

11/03/2015 14:56

Estudo recente publicado na prestigiosa revista “Diabetologia” ((doi:10.1007/s00125-015-3528-5), mostra resultados de estudo em mais do que 8.000 participantes, com idade variando de 45 a 73 anos, acompanhados por cerca de 6 anos que o tratamento com estatinas aumentou o risco de 46% em desenvolverem diabetes tipo 2 (não insulina dependente).

Este risco foi dependente da dose de sinvastatina e atorvastatina. A sensibilidade a insulina reduziu em cerca de 25% e a secreção da mesma em 12%, justificando a razão do aparecimento do diabetes tipo 2.

Neste trabalho não foi estudado o efeito de outras sinvastatinas, como ex. a rosuvastatina, mas com estes resultados e pela similaridade de efeitos, é provável que todas as outras tenham o mesmo risco (opinião pessoal deste Blog). Entretanto os Autores referem que outros membros desta “família” de medicamentos (ex. pravastatina, fluvastatina e  lovastatina) seriam menos diabetogênicos, mas devido ao pequeno número de pacientes tomando estas e outros medicamentos desta natureza, não permitiram concluir definitivamente a respeito da diferenças entre estas drogas.

Este trabalho implica na necessidade em prescrevermos estes tipos de medicamentos, que possuem vários efeitos benéficos (redução do colesterol e ação anti-inflamatória, dentre outros) com cuidadosa evolução e com indicação a mais precisa possível.

 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!