Drs. Daniel Sigulem e Nestor Schor


Hemangioma Infantil: proposta de tratamento clínico

08/03/2015 21:09

O hemangioma infantil, caracterizado por forte mancha vermelha, é de importância especialmente quando localizado na face, trazendo importante impacto psicológico na infância. Ele é uma das lesões mais comuns na infância aparecendo nos primeiros meses após o nascimento. Até o momento, os tratamentos clínicos não tinham eficácia estabelecida e eram acompanhados de vários efeitos colaterais.

Recentemente foi publicado pela prestigiosa revista de medicina (New England Journal of Medicine, em 19/02/2015) um trabalho avaliando o efeito da droga propranolol (medicamento muito usado para hipertensão e alteração de batimentos cardíacos, é um fármaco da família dos betabloqueadores) em 460 crianças.

Observaram que em 60% dos pacientes (comparados com 4% do grupo placebo, que não tomaram esta droga) tiveram melhora significativa, que foi mantida por pelo menos 24 semanas (tempo do estudo), na avaliação do tamanho e da cor do hemangioma. Entretanto este tratamento tem potenciais efeitos colaterais, considerados de discretos a moderados, na pressão arterial, nos batimentos cardíacos, alérgicos, alterações respiratórias, hipoglicemia etc..

Desta maneira, estas lesões, de marcante aparência e que chamam muito a atenção, em especial quando localizadas na face, tem nova perspectiva de tratamento, com o cuidado em acompanhar estes pequenos pacientes com efeitos colaterais que possam ocorrer. As alternativas não são comprovadas e a alternativa cirúrgica não é indicada na maioria destas lesões fortemente avermelhadas.  

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!