Drs. Daniel Sigulem e Nestor Schor


FENOFIBRATO como potencial substância semelhante à Maconha

12/04/2015 13:04
A substância FENOFIBRATO, presente nos medicamentos LIPANONV® e LIPIDIL®, é indicado atualmente como adjuvante da dieta visando reduzir os triglicérides e o colesterol-LDL e elevando o colesterol bom, o colesterol-HDL.
Recentemente pesquisadores verificaram que este medicamento pode estimular os mesmos receptores que os cannabinóides (elementos ativos da maconha). 
Eles cultivaram células humanas transformadas que continham receptores para cannabinóides (CD1 e CB2) e adicionaram a estas o fenofibrato.
Observaram que quando cultivadas com fenofibrato ele foi capaz de se ligar ao receptor CB2 e parcialmente ao CB1. Desta maneira sugeriram que o efeito deste medicamento deve ser através destes receptores.
Este estudo abre a perspectiva da utilização do fenofibrato para outras indicações como tratamento de dores, estimulante do apetite, antináuseas (em especial ligadas a tratamento oncológico), doenças imunes e várias alterações psiquiátricas e neurológicas (como Parkinson, por exemplo).
Este é mais um exemplo como medicamentos podem potencialmente exercer outros efeitos além dos originalmente descritos e abre uma importante perspectiva da utilização do fenofibrato. É claro que deve ser avaliado em seres humanos já que a observação foi realizada em células isoladas e mais ainda determinar se confirmado o efeito, a determinação da dose ideal.
 
Referência: Priestley RS et al. FASEB J. 2015;29(4):1446-1455.

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!